Índias – Fatos e impressões

India-1

Eu sempre tive dúvidas sobre o que esperar da Índia. Um país que cresce muito, que é um dos mais desenvolvidos em termos de tecnologia e que tem uma população enorme. Um lugar sempre associado à religião, yoga e paz. E ao mesmo tempo, à pobreza, à água mal tratada, à doenças.

India

Achei que iria chegar na India e de repente iria entender a origem de tudo isso. Mas, na verdade, saí de lá ainda mais confusa do que cheguei!
Passei quase 10 dias nesse país curioso e aprendi muitas coisas. Vi lugares incríveis, rostos e roupas diferentes, animais de todos os tipos pela rua e muito lixo espalhado pelo chão.

India

Mas, antes de falar das minhas impressões, vamos olhar alguns dados importantes sobre a Índia:

Principais cidades da Índia (maiores e/ou mais conhecidas)

Nova Delhi

Calcutá

Bombaim (Mumbai)

Chennai

Agra

Jaipur

Capital: Nova Delhi

População: 1,3 bilhões de pessoas

É o segundo país mais populoso do mundo, depois da China. A densidade demográfica é de 329 habitantes por km quadrado e o que me impressionou de verdade é que você olha para o lado e realmente vê uma quantidade enorme de pessoas ao seu redor.

India

O transito é caótico e confuso. Os carros tem prioridade total em relação às pessoas. Eles não desviam de você, você que desvia deles. E todos buzinam. Muito.

India

Adorei as roupas e os estilos. Achei que as roupas típicas e os saaris eram só para momentos especiais, mas na verdade grande parte da população usa diariamente. As roupas são lindas, muito coloridas, largas, estilosas. E para minha curiosidade, os saaris e as roupas típicas não são exclusivas da população de religião hindu…. quase todos usam. Mas, claramente, as pessoas que usam roupas ocidentais são de classe mais alta. As pessoas de classe mais baixa são em geral mais tradicionais nos costumes e roupas.

India

 

Religião

80,5% hinduísmo
13,4% muçulmana
2,3% cristão
1% budistas

Língua Oficial

O hindi é a língua mais falada pela população, mas o inglês é também uma língua importante. Além das duas, outras 21 línguas são faladas em alguns estados e são reconhecidas como línguas oficiais do país.

Meu roteiro da viagem

Goa -> Nova Delhi -> Agra -> Jaipur -> Mumbai

Eu gostei muito da experiência de viajar pela Índia. Percebi que o país está realmente muito atrasado em quesitos muito básicos como infra-estrutura, limpeza da cidade, segurança no trânsito, água potável, entre outros. Fiquei bem chocada com a condição em que a maioria das pessoas vivem.

42% da população total (ou seja, mais ou menos 545 milhões de pessoas), vivem com menos de U$1 por dia. 900 mil pessoas morrem por ano por contaminação da água e do ar. Minha impressão foi que Nova Delhi está mais atrasada do que Mumbai. Não sei se isso é fato ou se foi minha impressão, mas em Mumbai, é mais fácil distinguir áreas mais limpas e desenvolvidas, das favelas e áreas mais pobres. Em Nova Delhi, tive a sensação de que toda a cidade está em más condições e que as pessoas de classe mais alta, apenas vivem melhor dentro de suas próprias casas, pois têm muitos empregados, podem pagar por água pura e por serviços melhores. Mas, como cidade, a situação é bem complicada.

India

Me questiono como o Governo vai dar conta de fazer o país crescer e realmente virar uma potencial mundial como dizem. A população é muito grande e pouco consciente de todos esses problemas.
Outro fato que me chamou a atenção foi o desespero das pessoas para garantir seu espaço. Os carros não respeitam os outros carros, eles vão por onde querem e contam que os outros vão sair da frente. As pessoas passam por cima de você como se não tivesse ninguém ali.

Ninguém segura a porta em lugares públicos para você passar, pelo contrário, entram na sua frente para garantir que elas vão conseguir entrar. Fila então, não existe. As pessoas descaradamente entram na sua frente, não importa o tamanho da fila, nem quão organizada ela está.

No aeroporto tive a chance de ver uma família inteira com 3 carrinhos de malas, entrar atrás de mim, na frente de mais de 50 pessoas que estavam atrás. E com toda a cara de pau, disseram que no fim da fila não cabiam as malas deles.

India

Enfim, apesar de tudo isso, o país tem uma história muito diversa, muito antiga e uma cultura muito interessante. Tem lugares impressionantes como o Taj Mahal, tem uma indústria de cinema (Bollywood) comparável a Hollywood, tem uma cultura religiosa ligada à yoga e a meditação extremamente valiosa, que infelizmente eu tive pouco contato e não posso falar muito a respeito.

Recomendo muito a experiência na Índia, é enriquecedora.

*Post escrito em janeiro de 2012 – texto revisado em Setembro de 2022 (fatos e dados não atualizados)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *